SENTIDOS ATRIBUÍDOS À ESCRITA E À AUTORIA POR CIENTISTAS QUE DIVULGAM CIÊNCIA EM WEBLOGS:Indícios para refletir a escrita na Educação Científica

Autores

  • Daniela Tomio UFSC
  • Suzani Cassiani UFSC

Resumo

A comprensão da relação do sujeito em sua função-autor com a escrita, tendo como contexto a Divulgação Científica (DC) na internet foi objeto desta pesquisa. Com isso, objetivamos caracterizar as condições de produção da escrita em weblogs de DC a partir dos sentidos atribuídos por seus sujeitos, cientistas –blogueiros - à autoria e à escrita. Para tal, fizemos uma interlocução, por meio de um questionário, com oito pesquisadores de Ciências Exatas e Naturais que, além de produzirem e publicarem conhecimentos científicos nas suas respectivas áreas, participam da comunidade ScienceBlogs Brasil, divulgando ciência. Com base em alguns dispositivos da Análise do Discurso (AD) franco-brasileira analisamos que os sujeitos-investigados percebem-se na sua função-autor em função do meio que se constituem – o blog, por isso os sentidos que atribuem a escrita e a autoria na DC estão marcados por uma prática determinada pela formação discursiva a que pertencem e como se percebem leitores – escritores, na intertextualidade. Quando remetemos esses sentidos para escola e universidade, nas aulas de ciências ou na formação dos cientistas, podemos refletir o papel desses espaços na formação de sujeitos-autores.

Biografia do Autor

  • Daniela Tomio, UFSC
    Doutoranda do PPG em Educação Científica e Tecnológica/UFSC
  • Suzani Cassiani, UFSC
    Doutora em Educação Docente do PPG em Educação Científica e Tecnológica/UFSC

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SENTIDOS ATRIBUÍDOS À ESCRITA E À AUTORIA POR CIENTISTAS QUE DIVULGAM CIÊNCIA EM WEBLOGS:Indícios para refletir a escrita na Educação Científica. (2012). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 6(1), 01-23. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17713