MATÉRIA PRIMA QUE IMPACTA O AMBIENTE: A SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA INDÚSTRIA CERÂMICA

Autores

  • Edson Roberto Scharf FURB Universidade de Blumenau
  • Emilia Cristina Schlemper Instituto Federal - Rio do Sul
  • Nadia Machado Instituto Federal - Blumenau

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as ações de sustentabilidade usadas como estratégia de marketing por uma indústria que utiliza matéria prima que impacta negativamente o meio ambiente. Com a crescente exigência do mercado por um posicionamento sustentável das organizações, é de especial importância o caso estudado porque a organização selecionada, pela natureza do seu produto, prejudica o meio ambiente: uma cerâmica de médio porte, fabricante de tijolos e blocos estruturais. O estudo de caso foi realizado com entrevistas em profundidade, análise documental e observação direta. Os resultados da pesquisa fornecem evidências de que a empresa pesquisada possui consciência ambiental; apresenta gestão voltada à sustentabilidade e que, embora de maneira moderada, utiliza essas ações como estratégia de marketing.

Biografia do Autor

  • Edson Roberto Scharf, FURB Universidade de Blumenau
    Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC)
  • Emilia Cristina Schlemper, Instituto Federal - Rio do Sul
    Mestranda em Administração (PPGAD/FURB)
  • Nadia Machado, Instituto Federal - Blumenau
    Mestranda em Administração (PPGAD/FURB

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Como Citar

MATÉRIA PRIMA QUE IMPACTA O AMBIENTE: A SUSTENTABILIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA INDÚSTRIA CERÂMICA. (2012). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 6(1), 41-60. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17712