O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Ricardo Guilherme IBES
  • Julianne Fischer

Resumo

Resumo: O artigo que se apresenta tem como objetivo analisar o papel da gestão escolar na rede municipal de ensino de Blumenau em relação às questões que viabilizem o acesso aos Cadernos Temáticos pelas docentes atuantes nos segundos e terceiros anos dos anos iniciais. É resultado de um recorte de uma pesquisa de Mestrado no PPGE/ME da FURB, de cunho qualitativo, em andamento. O Projeto dos Cadernos Temáticos é desenvolvido desde 2007 por uma equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de elaborar, editar e publicar um material didático-lúdico-pedagógico destinado a se tornar referencial para os docentes e alunos dos anos iniciais e comunidade em geral. Este material em 2009 foi entregue aos gestores das unidades escolares em suporte digital (CD), para serem disponibilizados aos docentes. O CD deveria ser entregue primeiramente às coordenações pedagógicas das unidades escolares que o repassariam aos docentes dos anos iniciais, principalmente dos segundos e terceiros anos. Entre os meses de dezembro de 2010 e abril de 2011 realizamos a coleta de dados para a pesquisa por meio de entrevista individual semi-estruturada com uma amostragem de dezoito docentes e de depoimentos de uma gestora e uma coordenadora que de espontâneo esporam seus dizeres sobre o Projeto dos Cadernos Temáticos. Os dizeres de dez docentes apontam inquietações que nos mobilizam a pensar sobre os fatores da gestão escolar na rede municipal de ensino que dificultaram ou até impossibilitaram que em diversas unidades da rede, vários docentes não acessassem o material enviado. Deste modo, emerge a nosso ver uma preocupação educacional direcionada à gestão escolar, visto a necessidade de uma reflexão mais aprofundada no limiar do 3º milênio acerca da realidade de suas práticas cotidianas no ambiente escolar, onde a gestão se configura como um novo modo de administrar realidades, sendo em si mesma, democrática, por que se materializa pela comunicação, pelo coletivo e pelo diálogo no uso equilibrado das linguagens em benefício do trabalho docente

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS. (2012). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 5(4), 48-61. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17702