ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA IDE MEL

Autores

  • Mirian Magnus Machado IBES SOCIESC
  • Tiago Kuenel IBES SOCIESC

Resumo

O planejamento estratégico busca direcionar a empresa para o futuro, analisando suas oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos, estabelecendo uma estratégia adequada para cada tipo de empresa. A empresa IDE MEL é o objeto de pesquisa deste estudo onde foi elaborado um planejamento estratégico de acordo com o mercado de mel, os concorrentes, suas características, seus objetivos e suas forças e fraquezas. Os dados foram coletados através de questionários com clientes, proprietários, representantes e concorrentes, fazendo a análise SWOT das informações e estruturando um plano de ação. Foi constatada durante o desenvolvimento deste estudo a necessidade desse planejamento estratégico na empresa, onde foram criadas a missão e a visão e diagnosticadas algumas necessidades de melhorias. Com o planejamento estratégico, a empresa se conhece melhor, planejando como quer trabalhar pelos próximos anos, quais suas metas e os meios necessários para alcançá-las, com base em dados sólidos que correspondem a um diagnóstico seguro. Palavras-chaves: Planejamento Estratégico: Análise Estratégica; Plano de Ação

Biografia do Autor

  • Mirian Magnus Machado, IBES SOCIESC
    Professora Orientadora: Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Tiago Kuenel, IBES SOCIESC
    Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES.

Downloads

Publicado

26-03-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA IDE MEL. (2010). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 3(4), 38-60. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17641