MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA FIDELIZAR CLIENTES NO POSTO ZANDONÁ

Autores

  • Michael Samir Dalfovo IBES SOCIESC
  • Alexandro Dutra Anacleto IBES SOCIESC

Resumo

No segmento de postos de combustíveis a concorrência é muito acirrada, pois são muitas empresas disponibilizando os mesmos produtos e serviços aos clientes, neste momento é importante que a empresa crie um diferencial em relação a concorrência com o objetivo de conquistar e manter a fidelidade dos clientes no longo prazo. No entanto os postos de combustíveis procuram se diferenciar por meio do atendimento personalizado, serviços de lavação, troca de óleo, produtos de qualidade e conquistar a confiabiliadade dos clientes, portanto, estes aspectos não deixam de ser importantes, mas são diferenciais básicos que são exigidos pelos clientes. Com o objetivo de propor um diferencial percebido pelos clientes foi desenvolvido a pergunta que desencadeou o tema de pesquisa. Quais ações de marketing de relacionamento podem ser implantadas para fidelizar clientes no Posto Zandoná? Para alcançar os resultados propostos e solucionar a questão problema foi desenvolvido algumas etapas de pesquisa. Primeiramente foi realizado uma entrevista com o sócio-gerente para identificar as ações de relacionamento realizada pela gestão, no entanto constatou-se que é feito o relacionamento com os clientes na informalidade por meio do atendimento personalizado, entrega de brindes e algumas visitas aos clientes. Na segunda etapa foi realizado uma pesquisa por meio de questionário com quatrocentos e dozes clientes do Posto Zandoná durante três semanas com o objetivo de identificar a frequência, critério para escolher produtos e serviços, produtos e serviços que o cliente utiliza além do combustível e o grau de satisfação dos clientes com relação a produtos e serviços. Realizou-se também uma pesquisa de cliente oculto por meio de um formulário para analisar o composto de marketing e identificar as ações de marketing realizadas pelos concorrentes. Na empresa não há um departamento de marketing e um planejamento para o relacionamento e conquista de novos clientes dificultando colocar em prática as estratégias de marketing. Então foi desenvolvido algumas propostas para realizar o marketing de relacionamento de forma planejada visando conquistar e manter a fidelidade dos clientes no longo prazo, pensando no aumento da carteira de clientes e da lucratividade da empresa. Palavras-chave: Concorrência. Fidelidade. Marketing de Relacionamento. Serviços. Satisfação.

Biografia do Autor

  • Michael Samir Dalfovo, IBES SOCIESC
    Professor Orientador pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES
  • Alexandro Dutra Anacleto, IBES SOCIESC
    Graduado em Administração com Habilitação em Marketing pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES

Downloads

Publicado

26-03-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA FIDELIZAR CLIENTES NO POSTO ZANDONÁ. (2010). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 3(4), 133-161. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17637