PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA POSICIONAMENTO DA MARCA BELLA JANELA INDÚSTRIA DE CORTINAS LTDA

Autores

  • Michael Samir Dalfovo IBES SOCIESC
  • Christiane Tereza Nuncio IBES SOCIESC

Resumo

O presente estudo parte da seguinte questão: quais ações em um do plano de comunicação a serem desenvolvidas para o posicionamento da marca Bella Janela? Para investigar esta questão foi realizada uma entrevista com caráter qualitativo com o gerente de marketing, bem como o procedimento de campo e documental, a fim de obter maiores informações de como a empresa vem agindo no mercado, e qual a perceção do gerente de marketing sobre as ações mercadológicas da empresa Bella Janela. Adotou-se também a técnica de cliente oculto, para identificar a situação em que a concorrência atua no mercado, pode-se considerar que este procedimento foi de campo, por meio de obervação. Foi desenvolvido ainda, um questionário quantitativo aplicado aos representates e consumidores finais, a fim de identificar a percepção destes sobre o mercado de cortinas e as melhores ações de comunicação a serem adotadas. Os dados coletados foram analizados e interpretados por meio de interpretação textual, tabelas e gráficos, e após os resultados obtidos, desenvolveu-se um plano de comunicação com ações que melhor se adequam a realidade da empresa, dentro do composto promocional. Dentre as ações adotadas, descam-se na propaganda: divulgação em revistas especializadas e o marketing cooperado com divulgação em guias de ofertas e patrocinio em placas nos clientes, que foram as ações mais importantes segundo a percepção dos representantes. Ainda, utilização de banner, gondôlas flayers e modificação no site da empresa. Como promoção de vendas, identificou-se a bonificação para vendedoras como incentivo para as vendas. Nas relações públicas, sugeriu-se o envio de amostras de cortinas para programas de rede nacional. As ações de envio de e-mail marketing para os clientes e impressão de catálogos, foram utilizadas no marketing direto, assim como o treinamento com vendedores, utilização de cartão de visita e nova embalagem para os produtos no vendas pessoais. Palavras-chave: Marca. Posicionamento. Plano de Comunicação

Biografia do Autor

  • Michael Samir Dalfovo, IBES SOCIESC
    Professor Orientador: Mestre em Administração.
  • Christiane Tereza Nuncio, IBES SOCIESC
    Graduada em Administração de Empresas pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES.

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Publicado

26-03-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA POSICIONAMENTO DA MARCA BELLA JANELA INDÚSTRIA DE CORTINAS LTDA. (2010). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 3(4), 258-282. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17631