PROSPECÇÃO DE CLIENTES INTERNACIONAIS: Estudo de Caso da Empresa X

Autores

  • Rogério Adilson Lana IBES SOCIESC
  • Jaqueline Schramp IBES SOCIESC

Resumo

A empresa X é uma comercial exportadora e atua neste ramo desde 1992. Tem um quadro pequeno de colaboradores e conta com uma carteira de poucos clientes e fornecedores ativos. A principal atividade da empresa é agenciar empresas no mercado internacional, auxiliando-as no processo de exportação, a empresa também trabalha com importação, mas em um volume pouco significante. A pesquisa realizada na empresa teve por objetivo principal verificar qual a melhor forma para prospectar clientes internacionais, partindo de uma análise geral do marketing e das vendas da empresa. Para atingir os objetivos foi feita uma pesquisa exploratória e qualitativa com análise em de campo através de questionários e entrevistas. A partir dos resultados da pesquisa foi possível perceber que a empresa utiliza a maioria dos meios de prospecção encontrados na pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que está com graves problemas no seu marketing, o que esta refletindo na prospecção de clientes e nas vendas. Sugere-se que a empresa reformule o marketing e as vendas da empresa, para que conseqüentemente a prospecção de clientes traga mais resultados. Palavras-Chave: Marketing. Vendas. Prospecção. Mercado Internacional. Empresa X.

Biografia do Autor

  • Rogério Adilson Lana, IBES SOCIESC
    Professor Orientador. Mestre em Administração e Consultor Empresarial da Área Comercial.
  • Jaqueline Schramp, IBES SOCIESC
    Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

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Publicado

19-10-2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROSPECÇÃO DE CLIENTES INTERNACIONAIS: Estudo de Caso da Empresa X. (2009). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 3(2), 74-97. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17608