A INOVAÇÃO SOB A VISÃO DOS GESTORES DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Autores

  • Adriana Giovanela IBES/SOCIESC
  • Anna Beatriz Tvrziska Cautela de Gouvêa IBES/SOCIESC
  • Sabrina Frâncio IBES/SOCIESC
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio

Resumo

O termo inovação liga-se a um contexto de mudança, de competição, de capacidade produtiva e de diferenciação. Nos estudos organizacionais, o tema permeia discussões e abre campos para atuações em diferentes níveis. Sendo assim, antes de praticar a inovação torna-se pertinente procurar auferir qual a percepção de inovação que determinados gestores têm. Este artigo busca demonstrar e comparar qual a percepção de inovação dos gestores de duas instituições tidas como públicas: uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Blumenau/SC e uma Prefeitura Municipal localizada no Médio Vale do Itajaí/SC. Utilizou-se o questionário de Zhuang (1995) e foram pesquisados os 16 principais gestores da IES e os 12 principais gestores da Prefeitura Municipal. Os dados revelaram uma convergência na percepção de inovação de ambos os gestores e apontam o indivíduo como agente primordial para a inovação. Sugere-se expandir a pesquisa para novas organizações públicas. Palavras-Chave: inovação, percepção, gestão.

Biografia do Autor

  • Adriana Giovanela, IBES/SOCIESC
    Mestre do Programa de Pós Graduação em Administração da FURB. Especialista em Gestão Empresarial e Marketing pelo IBES. Graduada em Administração com Habilitação em Marketing pela ASSELVI. Leciona as disciplinas de Organização Sistemas e Métodos e Formação do Empreendedor e Intraempreendedor – IBES/SOCIESC - SC. Fone: (47) 3382-2509.
  • Anna Beatriz Tvrziska Cautela de Gouvêa, IBES/SOCIESC
    Mestre em Administração do Programa de Pós Graduação em Administração da FURB. Especialização em Marketing pela Universidade Paulista UNIP. MBA Executivo Internacional em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - RJ. Graduada em Tradutor e Intérprete - Português/Inglês pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas. Graduada em Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade Paulista. Leciona Gestão de Produto, Marketing de Relacionamento, administração e gerenciamento de portifólio de produtos, planejamento estratégico, negociação, prospecção e desenvolvimento de novos fornecedores, gerenciamento de projetos, análise e monitoramento de resultados e concorrência IBES/SOCIES - SC. Fone: (47) 3340-5248.
  • Sabrina Frâncio, IBES/SOCIESC
    Mestre em Administração do Programa de Pós Graduação da FURB. Especialista em Gestão Empresarial e Marketing pelo IBES. Graduada em Administração de Empresas pela UCS. Leciona as disciplinas de Gestão Comercial, Planejamento Estratégico, Metodologia do Ensino Superior, Plano de Marketing, Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Cenários de Marketing – FTEC e FISUL - RS. Fone: (54) 3453-2039
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio
    Administrador, Mestre e Doutor e Pós-Doutor. Pesquisador de Produtividade e Pesquisa (P&Q) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultor ad hoc do Comite de Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

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Publicado

28-08-2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A INOVAÇÃO SOB A VISÃO DOS GESTORES DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. (2009). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 3(1), 1-23. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17600