O USO DOS PARÂMETROS DE BENCHMARKING DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) COMO INSTRUMENTO DE ORÇAMENTAÇÃO

Autores

  • Glaydson Teixeira Cavalcante PPGEN / UFRRJ
  • Roberto da Costa Faria PPGEN / UFRRJ

Resumo

A análise envoltória de Dados (DEA) se propõe a analisar a relação recursos/produção, ou ainda, entradas/saídas, envolvida na avaliação do desempenho de unidades organizacionais, indicando os fatores que interferem positiva ou negativamente a eficiência destas. O benchmarking pode ser definido como sendo um processo sistemático e contínuo para identificação da melhor prática e para modificação do conhecimento existente, de modo a alcançar um desempenho superior. No Balanced Scorecard podemos ver as relações entre os principais indicadores do orçamento empresarial. O objetivo central deste trabalho é aplicar DEA a uma série de indicadores de BSC orçados, de um conjunto de agências de uma grande instituição financeira nacional, a fim de corrigir as metas estabelecidas, através dos benchmarks obtidos pela DEA. A idéia é fazer com que o planejamento destes indicadores leve todas as unidades a um comportamento eficiente. Para atingirmos este objetivo coletou-se informações dos valores alvos de 10 indicadores de 50 agências desta instituição financeira, para o segundo semestre de 2006. A análise seguiu por 2 enfoques diferentes, um enfoque no resultado financeiro e outro no enfoque de market-share. Palavras Chaves: Benchmarking; Orçamento Empresarial; DEA.

Biografia do Autor

  • Glaydson Teixeira Cavalcante, PPGEN / UFRRJ
    Administrador, Mestrando em Gestão e Estratégia de Negócios, PPGEN / UFRRJ Tel.: (21) 2657222 / 9916-3236.
  • Roberto da Costa Faria, PPGEN / UFRRJ
    Engenheiro. Mestrando em Gestão e Estratégia de Negócios, PPGEN / UFRRJ Tel.; (21) 2719-4252.

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Publicado

28-08-2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DOS PARÂMETROS DE BENCHMARKING DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) COMO INSTRUMENTO DE ORÇAMENTAÇÃO. (2009). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 3(1), 43-61. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17598