PERCEPÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE EXTERNO E ESTRATÉGIAS GERENCIAIS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA APLICAÇÃO DA TIPOLOGIA DE MILES E SNOW: Estudo de Caso nas FACULDADES SENAC/SC
Resumo
O intuito deste estudo é analisar a relação entre o monitoramento das mudanças no ambiente externo e as estratégias gerenciais adotadas pela organização ao longo do tempo, e se o resultado desta relação se reflete no tipo de comportamento estratégico. Para tanto será utilizado à tipologia de Miles e Snow (1978, p.546-561) para identificar o comportamento estratégico da organização. Quanto aos fins, a pesquisa é quantitativa. A coleta das informações foi realizada por meio de um questionário aplicado a 20 respondentes, responsáveis pela formulação das decisões estratégicas das unidades da instituição. O método empregado foi o estudo de caso único, em que, mapeadas as principais mudanças estratégicas adotadas pela organização ao longo do tempo, foi possível analisar o monitoramento das informações do ambiente externo e as principais mudanças estratégicas empregadas. Os resultados sugerem que a capacidade de monitorar as mudanças no ambiente externo se relaciona positivamente com as estratégias gerenciais adotadas, e o resultado desta relação também define a forma como a organização toma suas decisões. Diretores demonstraram ter um perfil estratégico prospectivo e analítico, estabelecendo desta forma, relação direta entre as estratégias gerenciais e o comportamento estratégico da organização, entretanto não foi possível estabelecer conexões mais relevantes entre o monitoramento das mudanças do ambiente externo e o tipo de comportamento estratégico que a organização adota.Downloads
Publicado
28-08-2009
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
PERCEPÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE EXTERNO E ESTRATÉGIAS GERENCIAIS EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA APLICAÇÃO DA TIPOLOGIA DE MILES E SNOW: Estudo de Caso nas FACULDADES SENAC/SC. (2009). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 3(1), 62-90. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17597