CLÍNICA EMPRESARIAL: CONSULTÓRIO DE GESTÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Autores

  • Norberto Tamborlin IBES
  • Manoela de Fátima Medeiros IBES
  • Gilberto Boos IBES
  • Stella Terra P. dos Santos IBES

Resumo

No atual contexto de competição global, administrar com base na intuição, exclusivamente, significa por o futuro das organizações em risco, um risco maior do que aquele que já enfrentado por estarem inseridas em um contexto de alto desenvolvimento tecnológico e crescente complexidade dos processos. Para atuar estrategicamente neste cenário, além de comparar os fatos acontecidos, mostra-se fundamental simular decisões, antes de colocá-las em prática. Entendendo a importância da simulação estratégica, o presente estudo foi desenvolvido no sentido de aplicar a Metodologia BAV – Balanced Added Value e sua ferramenta de operacionalização, o PAINEL ESTRATÉGICO®, para verificar na prática os benefícios da gestão com base na simulação estratégica. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em empresas de pequeno e médio porte, com foco na área comercial. Foram feitas análises iniciais de desempenho econômico-financeiro destas, propondo melhorias através de planos de ação e comparando os resultados obtidos após a implementação das melhorias sugeridas. Desta forma, o presente estudo colaborou tanto com a gestão da empresa, quanto para a difusão de conhecimento científico na área de administração estratégica. Palavras-chave: BAV. Balanced Added Value. Simulação Estratégica. Gestão Estratégica. Rentabilidade.

Biografia do Autor

  • Norberto Tamborlin, IBES
    Especialista em Administração, Coordenador da Pesquisa.
  • Manoela de Fátima Medeiros, IBES
    Bacharel em Administração e Ciências Contábeis.
  • Gilberto Boos, IBES
    Bacharel em Administração com gestão em Comercio Exterior.
  • Stella Terra P. dos Santos, IBES
    Graduanda em Administração com gestão em Comercio Exterior.

Downloads

Publicado

20-11-2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CLÍNICA EMPRESARIAL: CONSULTÓRIO DE GESTÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(3), 1-24. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17593