PROJETO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO REALIZADO NA EMPRESA MB INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TAMPOS LTDA

Autores

  • Mirian Magnus Machado IBES
  • Maria Cristina Geraldo IBES

Resumo

Pelo fato de a empresa MB Indústria e Comércio de Tampos LTDA, ser uma empresa pequena e não estar muito atenta aos acontecimentos externos e as ferramentas que poderia usar para obter melhores resultados. Foi proposta a elaboração de um planejamento estratégico para organização, a fim de identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do negócio, buscando assim, vantagens competitivas em relação à concorrência. Para o levantamento das informações necessárias foi realizado questionários com perguntas fechadas aplicados aos clientes, fornecedores, funcionários e proprietário da empresa, também foi utilizado dados secundários para fazer uma análise da concorrência. Após a análise e interpretação de cada um dos dados obtidos na pesquisa, apresentados em gráficos, identificou-se as vantagens competitivas da empresa, fez-se uma análise de swot e em posse de todas as informações foi possível definir a missão e a visão, objetivos estratégicos, bem como, um plano de ação para orientar as atividades da empresa, concretizando assim a proposta de planejamento estratégico. Como a MB Indústria e Comércio de Tampos LTDA é uma empresa pequena e sem muitos recursos financeiros disponíveis para grandes investimentos, os objetivos estratégicos e os planos de ações, foram criados de acordo com a sua realidade, de forma que se torna totalmente possível a efetivação das ações para o cumprimento do planejamento estratégico, fazendo com que a empresa alcance melhores resultados. Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Objetivos. Vantagem. Competitividade.

Biografia do Autor

  • Mirian Magnus Machado, IBES
    Professora Orientadora. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria Cristina Geraldo, IBES
    Graduada em Administração pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES

Downloads

Publicado

13-10-2008

Como Citar

PROJETO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO REALIZADO NA EMPRESA MB INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TAMPOS LTDA. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(4), 1-25. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17584