MARKETING BANCÁRIO: Estudo de caso no banco Santander

Autores

  • Michael Samir Dalfovo IBES; FURB
  • Roseli Mayer IBES

Resumo

O objetivo geral que norteou o estudo foi identificar as táticas que podem ser utilizadas de forma a direcionar os clientes na Agência Bancária do Santander de Blumenau, SC, Brasil para os Canais de Auto Atendimento. A modalidade da pesquisa foi exploratória. Utilizou a busca de dados secundários com as transações bancárias realizadas nos canais de ATM e tempo médio de atendimento nos caixas. Houve também a busca de dados primários por meio de roteiros de entrevistas em profundidade com os gestores de atendimento. Além disso, foram propostos e confeccionados um guia de bolso como sendo uma das estratégias para encaminhamento via mala direta para os clientes, como também um audiovisual informativo sobre formas de uso dos canais de ATM para as principais transações realizadas na Agência Bancária do Santander de Blumenau, SC, Brasil, a ser veiculado internamente nas salas de espera. Contudo a realização dessa pesquisa possibilitou elaborar idéias para a realização e continuação de mais três estudos. Palavras-Chave: Marketing. Serviços. Serviços bancários. Canais de auto atendimento.

Biografia do Autor

  • Michael Samir Dalfovo, IBES; FURB
    Michael Samir Dalfovo. Mestre em pesquisa mercadológica.
  • Roseli Mayer, IBES
    Graduada em Administração, Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

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Publicado

13-10-2008

Como Citar

MARKETING BANCÁRIO: Estudo de caso no banco Santander. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(4), 1-22. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17583