UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DE MERCADO DOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS DA LINHA BANHO DA EMPRESA TEKA

Autores

  • Anna Beatriz C. T. Gouvêa IBES
  • Daiana França IBES

Resumo

Existe potencial de mercado para os produtos ecologicamente corretos da linha banho da empresa Teka? Existe consumo consciente? Para obter essas respostas, realizou-se uma pesquisa qualitativa com o intuito de analisar a percepção das consumidoras de classe A/B que compram produtos de cama, mesa e banho. Para a obtenção dos dados, aplicou-se um grupo de foco e uma pesquisa com a utilização do produto que permitiu identificar expectativas geradas pelas consumidoras, benefícios que consideram importantes, identificando diferenciais com relação aos produtos concorrentes e sugestões para divulgar o produto. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se três ferramentas: um roteiro com perguntas relacionadas ao problema de pesquisa utilizado para conduzir o grupo de foco, a filmagem da discussão em grupo que permitiu uma melhor análise dos dados e um questionário de teste e uso que foi enviado juntamente com o produto. Os dados coletados foram categorizados e apurados conforme a percepção da pesquisadora. Com a análise dos resultados, percebeu-se que o consumo consciente ainda é muito pequeno e que existe mercado para os produtos ecologicamente corretos da linha banho da empresa Teka, desde que os mesmos mantenham as características necessárias e esperadas para uma linha de banho, como maciez e absorção. Com isso, ações foram sugeridas para que o consumo de produtos ecologicamente corretos se torne habitual, além de sugestões para posicionar e divulgar o produto em Blumenau e Vale do Itajaí. Palavras-chaves: Mercado. Produtos Ecologicamente Corretos. Linha Banho.

Biografia do Autor

  • Anna Beatriz C. T. Gouvêa, IBES
    Professora orientadora, graduada em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero Americana e Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade Paulista UNIP, Pós –graduada em Marketing pela Universidade Paulista UNIP e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau.
  • Daiana França, IBES
    Graduada em Administração com habilitação em Marketing pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

Downloads

Publicado

13-10-2008

Como Citar

UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DE MERCADO DOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS DA LINHA BANHO DA EMPRESA TEKA. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(4), 1-34. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17575