ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTIFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO COM TEMÁTICA EM MARKETING DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DAS IES DE BLUMENAU, SC, BRASIL E AS MOTIVAÇÕES PARA A DEFINIÇÃO DO TEMA

Autores

  • Michael Samir Dalfovo IBES; FURB
  • Daiane Neves IBES

Resumo

Esse estudo partiu da questão problema Qual a produção científica dos trabalhos de conclusão de curso com temática em marketing dos cursos de graduação em administração das IES de Blumenau, SC, Brasil e quais as motivações para a definição dos temas? Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo tiveram objetivo descritivo, com método quantitativo e procedimento em pesquisa documental e de campo. A pesquisa ocorreu em momentos distintos. O primeiro momento foram coletados os títulos dos Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de graduação em administração das cinco IES de Blumenau do período de 2004 a 2006. Os títulos foram categorizados de acordo com suas temáticas e sub-áreas. O segundo momento da pesquisa ocorreu por meio de um questionário estruturado fechado não disfarçado com os acadêmicos das IES de Blumenau matriculados na disciplina de Estágio dos cursos de graduação em administração. Com os resultados da pesquisa, percebeu-se que a maioria das IES possuem seus trabalhos com temáticas em marketing mas que a partir do questionário aplicado com os acadêmicos respondentes foi encontrado outro panorama. Além disso, percebeu-se que na área de marketing as duas sub-áreas mais utilizadas sendo satisfação do consumidor e serviços ao cliente. As motivações que os alunos possuem como base nos resultados a partir do Estágio Supervisionado Curricular. Foi proposta uma prática de integração das IES por meio de catálogos que explorem o Estado da Arte da Produção Científica dos Trabalhos de Conclusão de Curso das IES de Blumenau, SC. Palavras chaves: Instituições de Ensino Superior (IES). Estágio. Ensino de marketing. Produção científica

Biografia do Autor

  • Michael Samir Dalfovo, IBES; FURB
    Professor Orientador Graduado em Comunicação Social pela FURB, Mestre em Administração, pela FURB.
  • Daiane Neves, IBES
    Graduada em Administração Geral pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES

Downloads

Publicado

01-07-2008

Como Citar

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTIFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO COM TEMÁTICA EM MARKETING DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DAS IES DE BLUMENAU, SC, BRASIL E AS MOTIVAÇÕES PARA A DEFINIÇÃO DO TEMA. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(2), 1-15. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17567