AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA PANINI SISTEMAS LTDA

Autores

  • Rodrigo Sousa Alves Mundim Univali; IBES; UFSC
  • Gabriella Panini IBES

Resumo

A empresa em questão atua na prestação de serviços e comercialização de softwares na área de RH e Corporativo. Para investigar esta questão, organizou-se uma pesquisa de campo a fim de promover o conhecimento sobre o perfil e análise do grau de satisfação dos seus clientes. Diante desse contexto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário composto de perguntas fechadas, possuindo opção única de escolha. Os questionários foram enviados por e-mail a todos os 70 clientes da empresa, sendo que, 57 clientes responderam ao questionário. Os dados levantados na investigação foram tabulados e mensurados em forma percentual, permitindo a classificação do perfil atual dos clientes. Na identificação dos fatores geradores de satisfação e insatisfação, por meio de fórmulas matemáticas, transformou-se os percentuais obtidos, em notas de 0 a 10, facilitando a percepção desses fatores tanto no grau de satisfação total, quanto nas questões individualizadas. De acordo com os resultados, apresentou-se gráficos e textos explicativos com as conclusões dessa pesquisa, assim como também, recomendações para que a Panini Sistemas Ltda mantenha ou aumente ainda mais o nível de satisfação de seus clientes. Palavras-chave: Marketing. Clientes. Satisfação.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Sousa Alves Mundim, Univali; IBES; UFSC
    Professor Orientador. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de SC e Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí.
  • Gabriella Panini, IBES
    Graduada em Administração de Empresas pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES.

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Publicado

01-07-2008

Como Citar

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA PANINI SISTEMAS LTDA. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(2), 1-22. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17557