AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE VENDAS DA TRANSPORTADORA OCIANI COM BASE NO PERFIL E NAS NECESSIDADES DOS SEUS 10 MAIORES CLIENTES POR CRITÉRIO DE FATURAMENTO

Autores

  • Rodrigo Sousa A. Mundim Univali; IBES; UFSC
  • Fernanda Domingues Barbieri Oliani IBES

Resumo

Esta pesquisa avaliou as estratégias de vendas da Transportadora Ociani com base no perfil e nas necessidades dos seus 10 maiores clientes de acordo com os critérios de faturamento. Para tanto se entrevistou 10 gestores responsáveis por essas empresas, a equipe de três vendedoras da transportadora e o gestor de vendas com o objetivo de averiguar se as estratégias de vendas utilizadas correspondem ao perfil e às necessidades reveladas pelos clientes pesquisados. A pesquisa apurou que o perfil dos clientes é composto, na maioria, por empresas de pequeno, médio e grande porte que atuam no segmento têxtil e têm necessidade de pontualidade, preços vantajosos e qualificação da transportadora e de seus colaboradores. O trabalho da equipe de vendas é norteado pelos objetivos da transportadora (rapidez e pontualidade na entrega da carga, no fornecimento de informações e satisfação do cliente), no entanto, sugeriu-se a melhoria no sistema de geração de informações para clientes e vendedores, atuação integrada e aproximação entre gestor e cliente, dentre outras melhorias que foram incluídas no processo de reestruturação do departamento de vendas da transportadora. Palavras-chave: Vendas. Estratégias. Satisfação. Clientes.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Sousa A. Mundim, Univali; IBES; UFSC
    Professor Orientador. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Fernanda Domingues Barbieri Oliani, IBES
    Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES).

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Publicado

01-07-2008

Como Citar

AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE VENDAS DA TRANSPORTADORA OCIANI COM BASE NO PERFIL E NAS NECESSIDADES DOS SEUS 10 MAIORES CLIENTES POR CRITÉRIO DE FATURAMENTO. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(2), 1-25. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17556