EMBARQUE NA EXPORTAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SOUTH SERVICE TRADING S/A

Autores

  • Georgia Mueller Peres Kistenmacher Unisul; IBES
  • Juliana da Rocha IBES

Resumo

Quais fatores ocasionam atrasos/perdas no embarque das mercadorias para exportação na South Service Trading? Para investigar esta questão, organizou-se uma pesquisa quanto ao objetivo: descritiva e quanto ao procedimento: estudo de caso com a finalidade de verificar no dia-a-dia da organização as questões pertinentes a este estudo. Fez-se um levantamento de dados por meio de observação participante ao utilizar as relações de embarques pendentes da empresa com o propósito de verificar quais motivos estavam contribuindo com os atrasos/perdas nos embarques, a fim de identificar as possíveis falhas existentes no processo e com isso sugerir opções de melhorias. Como o objetivo da empresa é reduzir os atrasos/perdas de embarque garantindo uma eficiente prestação de seus serviços aos clientes, às ações sugeridas com base nas pesquisas realizadas foram optar pela terceirização de serviços portuários ou optar pela criação de um novo fluxo de trabalho e procedimentos dentro da organização, ampliando o escritório na filial – Blumenau com a contratação de novos funcionários. Com essas alterações pôde-se chegar a análises e recomendações para a South Service Trading S/A adequar seus procedimentos diários, com o intuito de obter resultados mais satisfatórios e pertinentes aos resultados de crescimento conquistados pela organização. Palavras-chave: Exportação. Embarque. Atrasos.

Biografia do Autor

  • Georgia Mueller Peres Kistenmacher, Unisul; IBES
    Professora Orientadora. Mestre em Relações Internacionais, Unisul.
  • Juliana da Rocha, IBES
    Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

Downloads

Publicado

01-07-2008

Como Citar

EMBARQUE NA EXPORTAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SOUTH SERVICE TRADING S/A. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(2), 1-25. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17551