VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE CRM VISANDO A MELHORIA DO RELACIONAMENTO DOS CLIENTES NA EMPRESA FONTE VEÍCULOS

Autores

  • Pietro Carlo Paladini Sobrinho IBES; FURB
  • Anderson Teixeira Martins IBES

Resumo

O intuito da pesquisa foi apontar a viabilidade da implantação de uma ferramenta de CRM (Gerenciamento das Relações com Clientes) visando a melhoria do relacionamento dos clientes da empresa Fonte Veículos. Para sua investigação realizou-se uma pesquisa de campo que procurou identificar ferramentas CRM do mercado, bem como seus recursos, os custos para implantação e estimativas das possíveis melhorias que possam ocorrer caso seja utilizado na empresa Fonte Veículos. Para realização desta pesquisa foi necessário utilizar à modalidade de pesquisa qualitativa, como objetivo de pesquisa a verificação descritiva. Quanto aos procedimentos de investigação utilizou-se a de levantamento e de pesquisa-ação realizada com as três empresas de Sistemas de Informação identificadas. De acordo com dados obtidos conclui-se que para a empresa Fonte Veículos não será possível escolher apenas uma das três empresas analisadas para implantação de um SI com CRM, mas que necessitaria um pouco de cada ferramenta encontrada em cada uma das empresas e ainda a empresa em estudo necessitaria de um recurso não identificado em nenhuma delas. Como sugestão fica o desenvolvimento de uma nova pesquisa para a empresa Fonte Veículos da viabilidade do desenvolvimento de novo SI por uma quarta empresa, que venha conter um banco de dados para clientes serem cadastrados na negociação, ferramenta orçamento, para realização de pré-cadastro dos clientes, ferramenta oferta e procura para o cruzamento de informações de clientes que estão oferecendo para vender e daquele que esta procurando comprar, além da ferramenta de filtragem de perfil de clientes no oferecimento de novas propostas ou ainda como sugestão estar contatando as três empresas analisadas, para verificar qual estaria aberta a receber adaptações de seus SI com as necessidades da empresa. Com a possível implantação do CRM a empresa Fonte Veículos poderá desenvolver um melhor relacionamento com os clientes. Palavras-chave: Relacionamento. Clientes. Fonte Veículos. CRM.

Biografia do Autor

  • Pietro Carlo Paladini Sobrinho, IBES; FURB
    Professor Orientador. Graduado em Ciências da Computação pela FURB e Especialista em Gestão Empresarial e Marketing pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES.
  • Anderson Teixeira Martins, IBES
    Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Marketing pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES.

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Publicado

01-07-2008

Como Citar

VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE CRM VISANDO A MELHORIA DO RELACIONAMENTO DOS CLIENTES NA EMPRESA FONTE VEÍCULOS. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(2), 1-29. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17530