A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NA MICRO E PEQUENA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA NOS RELATÓRIOS GERENCIAIS

Autores

  • Eliane Sperling

Resumo

A formação do preço de venda é um dos maiores problemas enfrentados pelas pequenas e microempresas. É comum o empresário ter dúvidas sobre o que incluir na formação do preço de venda. Este trabalho foi desenvolvido através de estágio supervisionado e visa identificar a influência da formação do preço de venda na pequena e micro empresa, considerando a lucratividade e a sobrevivência da mesma. Adotou-se uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, onde foi realizado estudo de caso de uma empresa de pequeno porte do comércio varejista. Os dados foram obtidos através de duas entrevistas face a face com o sócio administrador. Neste contexto, conclui-se que na formação do preço de venda, o administrador utiliza informações que são do conhecimento do contabilista e desta forma, entende-se que a participação do profissional da contabilidade neste processo pode contribuir de forma relevante. Palavras - chave: Formação de Preço de Venda. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Mark-up. Custeio Variável.

Downloads

Publicado

26-06-2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NA MICRO E PEQUENA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA NOS RELATÓRIOS GERENCIAIS. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(1), 1-18. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17523