CONTABILIDADE PÚBLICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO CONTADOR

Autores

  • Oscar Dalfovo IBES; FURB
  • Wanderley Maçaneiro CESBLU; ICPG

Resumo

O serviço público brasileiro vem enfrentando sérias dificuldades com a qualidade das informações que presta a comunidade. Este artigo tem o intuito de abordar três possíveis causas: a primeira delas seria o baixo nível técnico dos contadores públicos municipal, caracterizado principalmente na montagem dos relatórios que são levados à apreciação de diversos grupos de usuários, sejam eles: comunidade, fornecedores e políticos. A segunda razão poderia ser a ausência da participação do contador numa equipe de desenvolvimento de softwares, pois sabe-se que sem o conhecimento das leis que regem a contabilidade pública não há informação confiável. E por último, a escassez na qualidade técnica das empresas de informática que prestam serviços neste setor. Palavras Chaves: Informática. Servidor Público. Tecnologia. Contabilidade Pública. Lei de Responsabilidade Fiscal.

Biografia do Autor

  • Oscar Dalfovo, IBES; FURB
    1Doutor em Ciência da Computação / Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Professor da Universidade Regional de Blumenau - FURB / Professor do IBES.
  • Wanderley Maçaneiro, CESBLU; ICPG
    Graduado em Administração pelo CESBLU - Centro de Ensino Superior de Blumenau e pós-graduado em Contabilidade Pública e Controladoria Governamental pelo ICPG – Instituto Catarinense de Pós Graduação.

Downloads

Publicado

26-06-2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTABILIDADE PÚBLICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO CONTADOR. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 2(1), 1-14. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17522