ADOÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA PARA APOIO AOS CONTATOS COMERCIAIS DA RÁDIO MENINA FM: UM MANUAL DE MÍDIA DIRIGIDO.

Autores

  • Michael Samir Dalfovo IBES
  • Edineia Cristina Rausch IBES

Resumo

Este estudo apresenta o processo de veiculação e captação de anúncios por meio dos contatos comerciais da Rádio Menina FM de Blumenau, SC. O rádio é considerado um importante veículo de comunicação no qual pessoas podem desenvolver suas atividades diárias e mesmo assim continuar ouvindo a rádio. Os contatos comerciais da Rádio Menina FM de Blumenau, SC, baseiam-se apenas nos índices de audiência, com pesquisa realizada pelo IBOPE de 2003, para compor o quadro de anunciantes da emissora Rádio Menina FM de Blumenau, SC. Buscou-se identificar as estratégias e formas de pesquisa de mercado eram utilizadas pelos contatos comerciais a fim de captar novos anunciantes. Para isto as principais temáticas utilizadas neste estudo baseiam-se no marketing, comunicação, mídia e planejamento de mídia. Como método adotado para solucionar o problema deste estudo, partiu-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa. A coleta das informações que foi realizada com os 08 contatos comerciais ocorreu por meio de um questionário estruturado fechado não disfarçado. Como resultados, percebe-se que não há um planejamento por parte dos contatos comerciais, e, há falta de conhecimento na área em que atuam. Nesse sentido, desenvolveu-se um roteiro de mídia para auxiliar a prospecção de clientes e foi utilizado novo argumento de venda, de acordo com um cálculo de mídia, o custo por mil (CPM). Conclui-se que este trabalho pode servir de base para a implantação de um novo método no processo de captação de anunciantes para a Rádio Menina FM de Blumenau, SC. Palavras-chave: Marketing. Comunicação. Veículos de comunicação. Planejamento de mídia. Custo por mil.

Downloads

Publicado

05-05-2022

Como Citar

ADOÇÃO DE UMA NOVA PROPOSTA PARA APOIO AOS CONTATOS COMERCIAIS DA RÁDIO MENINA FM: UM MANUAL DE MÍDIA DIRIGIDO. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(4), 1-16. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17510