MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO NA ORIENTO CORRETORA DE SEGUROS, EM BLUMENAU - SC

Autores

  • Ana Cláudia Knoll Zoschke IBES; FURB; UDESC
  • Cléa Pereira IBES

Resumo

Esse trabalho foi conduzido no intuito de mostrar a importância da Oriento consultoria e corretora de seguros na utilização do marketing de relacionamento para conhecer melhor o perfil de cada cliente, buscando assim, ofertar o produto que melhor atenda a necessidade de cada um. Por meio de uma pesquisa qualitativa, através de uma entrevista com um roteiro semi-estruturado verificou-se junto ao gestor da oriento consultoria e corretora de seguros o relacionamento com seus clientes, quanto à oferta dos produtos, sistema de monitoramento da carteira, treinamento dos clientes internos. Num segundo momento, realizou-se um questionário com clientes e funcionários, para verificar qual o nível de relacionamento com a Oriento consultoria e corretora de seguros, e se os produtos ofertados atendem as necessidades dos clientes. Com base nos resultados da pesquisa, observou-se que a Oriento consultoria e corretora de seguros necessita utilizar melhor a ferramenta de marketing de relacionamento explorando seu banco de dados para ofertar produtos que atendam a necessidade dos clientes. Quanto à oferta dos produtos 86% dos funcionários responderam que não estão ofertando de forma adequada. Conclui-se que é necessário trabalhar o marketing de relacionamento, pois ele tem um potencial muito grande na fidelização de clientes. Palavras-chaves: Relacionamento. Ferramenta. Marketing. Clientes.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Knoll Zoschke, IBES; FURB; UDESC
    Professora Orientadora Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau-FURB, pós graduada em Administração Global pela Universidade de Santa Catarina- UDESC em convênio com a Universidade Independente de Lisboa e mestre em Administração-Gestão de Organizações pela Universidade Regional de Blumenau-FURB.
  • Cléa Pereira, IBES
    Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES

Downloads

Publicado

05-05-2022

Como Citar

MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO NA ORIENTO CORRETORA DE SEGUROS, EM BLUMENAU - SC. (2022). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(4), 1-19. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17505