ESTRATÉGIAS E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES COLABORATIVAS APOIADAS POR COMPUTADOR

Autores

  • Daniela Karine Ramos IBES; FURB

Resumo

Neste artigo abordamos dois referenciais pedagógicos que podem ser utilizados como norteadores de atividades colaborativas apoiadas por computador. O primeiro referencial é a aprendizagem baseada em problema que parte de um problema contextualizado que envolve tanto as estratégias de ensino e aprendizagem, como a organização do currículo. O outro se refere a metodologia da problematização que parte de acontecimentos e situações da realidade para o estudo, o que fundamenta o levantamento de hipóteses e a proposta de soluções, para então voltar-se a aplicação na realidade. A investigação foi feita em duas situações distintas de pesquisa, ambas com abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, a observação participante, a aplicação de questionários e a realização entrevistas. Nesse cenário fazemos, ainda, apontamentos sobre o papel das tecnologias da comunicação e informação nas atividades colaborativas. Palavras-Chave: Colaboração; Aprendizagem baseada em problema; Metodologia da problematização; Avaliação.

Biografia do Autor

  • Daniela Karine Ramos, IBES; FURB
    Mestre em Educação e Doutoranda em Educação, Professora de Psicologia nos cursos de Psicologia, Jornalismo e Publicidade e Propagando no Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES). Assessora pedagógica da Divisão de Modalidade de Ensino na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Downloads

Publicado

25-06-2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTRATÉGIAS E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES COLABORATIVAS APOIADAS POR COMPUTADOR. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(3), 1-15. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17495