UM ESTUDO SOBRE A ADEQUAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA BUSCA DE FERRAMENTAS PARA SISTEMAS DE CONTROLE EM GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
O presente trabalho faz uma abordagem teórica, contextualizando a gestão do conhecimento, em vários dos seus aspectos, abordando a importância da gestão da informação, como suporte para se alcançar a inteligência competitiva. O artigo aborda questões fundamentais envolvidas nessa relação. Contudo o texto ainda da ênfase ao Balanced Scorecard nas suas perspectivas (financeiro, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento) como uma ferramenta fundamental para o processo que objetiva a inteligência competitiva. Tudo isso tendo como pano de fundo a adoção dessa metodologia no projeto Sistemas de Informação Observatório da Educação-SIOE. Na realização desse trabalho utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória, na tentativa de compreender o tema investigado de forma conjuntural traçando as relações presentes dentre os componentes da mesma. Ao final do trabalho é possível chegar a constatação que o projeto SIOE deve utilizar a metodologia do Balanced Scorecard como uma das ferramentas para se delinear o mapa estratégico e os indicadores de desempenho auxiliando de forma fundamental no seu objetivo final que é se tornar uma ferramenta de gestão da informação, utilizando da inteligência competitiva a fim de maximizar resultados em Instituições de Ensino Superior. Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Sistemas de Gestão da Informação, Instituições de Ensino Superior.Downloads
Publicado
25-06-2008
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
UM ESTUDO SOBRE A ADEQUAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA BUSCA DE FERRAMENTAS PARA SISTEMAS DE CONTROLE EM GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(3), 1-22. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17494