A EXISTENCIA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA, NAS GRANDES EMPRESAS TÊXTEIS, DO SEGMENTO CAMA, MESA E BANHO, DE SANTA CATARINA.

Autores

  • Fani Lúcia Martendal Eberhardt PPGAd/FURB; IBES
  • Ricardo Riccardi

Resumo

O processo da inteligência competitiva- IC baseia-se no acompanhamento contínuo das informações disponíveis no mercado, coletando de forma sintetizada os dados relevantes para a organização. Esses dados são distribuídos aos interessados, ou seja, pessoas que irão traduzir e utilizar as informações da melhor maneira, gerando vantagem competitiva, redução de riscos, concorrência acirrada, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Este estudo objetivou confirmar a presença e a utilização do processo de IC nas empresas pesquisadas, quando da tomada de decisões estratégicas. Para tanto, optou-se pela utilização da metodologia qualitativa, com análise descritiva. O universo da amostra da pesquisa de campo foi colhido do Sistema FIESC, constituindo-se de pessoas tomadoras das decisões estratégicas em sete empresas. As conclusões evidenciaram que, em quatro dessas empresas, se utilizava plenamente a IC e, em duas, apenas de maneira informal, sem interpretação, disseminação ou sistematização dos dados coletados. O presente artigo traz uma síntese da dissertação de mestrado, defendida pela autora . Palavras-chave: Processo de Inteligência Competitiva; Tomada de Decisão Estratégica; Coleta de Informações.

Biografia do Autor

  • Fani Lúcia Martendal Eberhardt, PPGAd/FURB; IBES
    Mestre em Inteligência Competitiva pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAd/FURB; Professora e Coordenadora nos Cursos de Administração e suas Habilitações do Instituto Blumenauense de Ensino Superior/IBES.
  • Ricardo Riccardi
    Doutor em Jurisprudência – Universitá Degli Studi di Roma/ Itália; Licenciado de Honra em Ciencias Econômicas da Universidad Comercial de Deusto- Bilbao/ Espanha.

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Publicado

25-06-2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A EXISTENCIA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA, NAS GRANDES EMPRESAS TÊXTEIS, DO SEGMENTO CAMA, MESA E BANHO, DE SANTA CATARINA. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(3), 1-27. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17493