OUVIDORIA: UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

Autores

  • Raquel da Silva IBES
  • Monika Ilse Hüskes IBES; FURB

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar o serviço de Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB). A Ouvidoria foi criada com o intuito de melhorar o atendimento dos cidadãos que têm reclamações, denúncias ou sugestões, e melhorar os serviços prestados pela PMB. Nesse sentido, este artigo apresenta inicialmente um breve histórico da ouvidoria no Brasil e exemplos de ouvidorias em outros estados. Apresenta ainda a experiência da ouvidoria de Curitiba, a primeira criada no país e que até hoje serve como referencial departicipação popular para as outras ouvidorias. Foi realizada uma pesquisa com os funcionários das PMB. As informações foram analisadas e apresentaram alguns problemas específicos que resultaram na proposição de melhorias e identificação do perfil do ouvidor na PMB. Ao final do estudo, conclui-se que o serviço de ouvidoria necessita de mais divulgação junto à comunidade, investimentos tecnológicos, físicos e de recursos humanos. Palavras–chave: Ouvidoria. Ouvidor. Solicitação. Reclamação. Cidadão.

Biografia do Autor

  • Raquel da Silva, IBES
    Graduanda do Curso de Secretariado Executivo do Instituto Blumenauense de Ensino Superior–IBES.
  • Monika Ilse Hüskes, IBES; FURB
    Professora Orientadora. Mestre em Administração-Gestão Moderna de Negócio, FURB

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Publicado

25-06-2008

Como Citar

OUVIDORIA: UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(2), 1-25. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17482