REDUÇÃO DE CUSTOS EM TELEFONIA AO UTILIZAR A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo
Esta pesquisa verificou quais recursos para comunicação via telefone e Internet a DICATESA possui, como os utiliza e quanto essa empresa gasta com esses recursos. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa descritiva e se fez um levantamento de dados através de observação participante ao utilizar as faturas telefônicas de linhas fixa e móvel bem como a verificação de como os colaboradores a utilizam, para que com isso seja possível identificar as possíveis falhas de utilização e assim sugerir opções de melhorias. Como o objetivo da empresa é reduzir gastos com telefonia as ações sugeridas são melhor utilização de recursos já existentes da Internet como e-mail, Chat e VoIP através de microcomputador e sugeriu-se a instalação do aparelho de VoIP via central telefônica que visa a redução em maior escala nas ligações interurbanas. Para linha móvel que ainda não é viável via VoIP devido ao alto custo, sugeriu-se pacotes de minutos negociados com a operadora utilizada. Com essas alterações pode-se chegar a uma economia de 65,12% nas linhas fixas e 26,83% para linha móvel. A conscientização dos usuários também é muito importante para atingir o objetivo dessa pesquisa. Palavras-chave: Telefonia. Custos. Internet. VoIP. DICATESA.Downloads
Publicado
25-06-2008
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
REDUÇÃO DE CUSTOS EM TELEFONIA AO UTILIZAR A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(2), 1-26. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17481