UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA REDE TOP DE SUPERMERCADOS E A COMUNICAÇÃO EM CADA UM DOS PONTOS DE VENDA

Autores

  • Neli Terezinha Ferreira IBES
  • Fernanda Schroeder Macha Ostetto IBES; FURB

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o perfil do consumidor das 14 lojas da Rede Top de Supermercados, e avaliar a comunicação nos seus pontos-de-venda e região, em relação ao seu público alvo. Para isso foi aplicada inicialmente uma pesquisa exploratória através de dados secundários, experiências vivenciadas e observação informal. Neste estágio de pesquisa todas as 14 lojas da Rede Top de Supermercados foram visitadas, registradas em fotografias seus pontos-de-venda e entrevistados seus gerentes ou supervisores respeitando um roteiro de perguntas previamente elaborado. Com os resultados da pesquisa exploratória, foi aplicada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa para melhor conhecer o perfil dos consumidores destas lojas. Na pesquisa descritiva foram entrevistados nas próprias lojas da Rede Top, 300 consumidores finais, através de um questionário previamente elaborado e testado. O resultado apontou que os consumidores das 14 lojas da Rede To de Supermercados têm algumas similaridades, porém muitas diferenças acentuadas caracterizadas pela região em que vivem, estilo de vida, costumes e culturas. Com isso o estudo resultou naquilo que havia proposto: a comunicação destas lojas deve seguir uma linha institucional para caracterizar a rede, porém nos seus pontos-de-venda e na região em que atuam, deve-se ter o cuidado de ações de marketing e comunicação regional alinhada ao seu público consumidor. Palavras chaves: Marketing. Comunicação. Ponto-de-venda. Consumidor.

Biografia do Autor

  • Neli Terezinha Ferreira, IBES
    Acadêmica do Curso de Graduação em Marketing do Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
  • Fernanda Schroeder Macha Ostetto, IBES; FURB
    Profa. Orientadora. Mestra em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

25-06-2008

Como Citar

UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA REDE TOP DE SUPERMERCADOS E A COMUNICAÇÃO EM CADA UM DOS PONTOS DE VENDA. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(2), 1-21. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17480