RELAÇÕES DE GÊNERO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO NA MARICULTURA CATARINENSE

Autores

  • Luciana Martins Amorim IBES; NINEIT – UFSC

Resumo

O presente artigo resgata os resultados de uma pesquisa empírica e exploratório-descritiva que teve como objetivo investigar as características sócioeconômicas das mulheres envolvidas com a maricultura, participantes da Federação das Associações de Maricultores de Santa Catarina e a expressão das relações de gênero no trabalho. A pesquisa concentrou seus esforços nas implicações da reestruturação produtiva sobre o trabalho da mulher, focando a sua atuação nos pressupostos da Economia Solidária. A pesquisa de campo foi realizada nos municípios de Florianópolis, São Francisco do Sul, Penha, Governador Celso Ramos e Palhoça. Trata-se de um estudo socialmente relevante, por ser pioneiro em estudar as relações de gênero em um setor cujo crescimento é expressivo em Santa Catarina – a maricultura – e por tentar contribuir para o processo reflexivo das mulheres envolvidas com a maricultura, no que diz respeito às suas condições de vida e de trabalho. Palavras-chave: Economia Solidária. Maricultura. Gênero.

Biografia do Autor

  • Luciana Martins Amorim, IBES; NINEIT – UFSC
    Professora do Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES), integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT – UFSC).

Downloads

Publicado

19-06-2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RELAÇÕES DE GÊNERO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO NA MARICULTURA CATARINENSE. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(1), 1-23. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17473