SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADO EM DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL USANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS.
Resumo
A Informática em Saúde é um campo da ciência ligado ao armazenamento, recuperação e uso adequado de informações da área da Saúde para a resolução de problemas e tomada de decisão. A crescente demanda de sistemas de informação na área da Saúde vem sendo motivada pelo aumento progressivo de informações disponíveis e pela consciência de que gerenciar bases de conhecimento da Saúde por métodos tradicionais baseados em papel, está cada vez mais inviável. A Fisioterapia é uma ciência da área da Saúde que possui suas ações fundamentadas em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos de diversos campos da ciência, relacionados com o corpo humano. Como tal exige que o profissional esteja habilitado a construir o diagnóstico de pacientes a partir de um grande volume de informações, acompanhar o quadro clínico funcional do paciente e fornecer condições para alta. Este trabalho tem a finalidade de desenvolver um sistema de informação na área da Saúde que auxilie a aquisição, o armazenamento, e o uso da informação durante o processo de definição de diagnóstico e a construção de um plano de tratamento, utilizando Raciocínio Baseado em Casos (RBC). O RBC é uma técnica de Inteligência Artificial utilizada para representação do conhecimento e solução de problemas adaptando soluções utilizadas em problemas anteriores semelhantes. O sistema desenvolvido permite compartilhamento de informações para que profissionais de Fisioterapia mantenham seu conhecimento atualizado, oferecendo facilidade no gerenciamento de bases de conhecimento e demonstrando aplicação prática de técnicas de Inteligência Artificial. Palavras chaves: Informática em Saúde; Fisioterapia; Diagnóstico Cinesiológico Funcional; Inteligência Artificial; Raciocínio Baseado em Casos.Downloads
Publicado
19-06-2008
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADO EM DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO FUNCIONAL USANDO RACIOCÍNIO BASEADO EM CASOS. (2008). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1(1), 1-15. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/rica/article/view/17470