O PERCURSO DO CONCEITO DE PAISAGEM: DAS ANÁLISES MORFOLÓGICAS A NOVA GEOGRAFIA CULTURAL, DA ÊNFASE AO MEIO RURAL A IMPORTÂNCIA DAS ETNOMETODOLOGIAS

Autores

  • Juliano Strachulski Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Em um primeiro momento a análise científica da paisagem vai ganhar destaque com os estudos de Paul Vidal de La Blache, pertencente à escola francesa, o qual vai privilegiar o conceito de região e paisagem, esta analisada através da descrição dos gêneros de vida. No início do século XX com os estudos de Carl Ortwin Sauer, expoente da escola anglo-saxônica, a prática descritiva da paisagem é substituída por uma que é interpretativa, na busca por compreender as maneiras como as pessoas deixavam sua marca na paisagem, analisando suas atividades produtivas e seus assentamentos. A partir da década de 1970 a análise da paisagem é revigorada pelo surgimento da Nova Geografia Cultural, passando a analisar o imaginário, ou seja, o não-material, englobando temas como percepção, representação, experiência, geossímbolos, contudo, sem negligenciar seu aspecto material. A análise da paisagem cultural ganha forças com incremento do aporte das etnometodologias, que vão proporcionar inteligibilidade acerca das percepções e representações dos grupos humanos em relação à paisagem que se inserem, permitindo compreender como as pessoas pensam e agem sobre a paisagem que os permeia e os acolhe, e que é percebida, praticada e vivenciada. O presente texto objetivou mostrar estas várias conotações do conceito de paisagem, que foram surgindo ao longo do tempo, buscando ressaltar a importância do estudo da paisagem cultural no meio rural, e como as etnometodologias podem colaborar para tal análise.

Biografia do Autor

  • Juliano Strachulski, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008 - 2011). Mestre em Gestão do Território pela mesma instituição (2012-2014). Atua principalmente em pesquisas cujo foco são os saberes vernaculares de comunidades rurais (tradicionais ou não) acerca do meio físico local, bem como suas práticas (produtivas e sociais). Busca em uma abordagem interdisciplinar (Geografia Física e Rural, Ciências Sociais, Etnoconhecimentos) o diálogo entre os saberes locais com o conhecimento científico na revalorização daqueles frente a estes, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia, agricultura familiar e etnoconhecimentos (Etnopedologia, Etnobotânica, Etnoecologia e Etnogeografia). Atualmente esta cursando o Programa de Pós-Graduação em Geografia, Doutorado em Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2022-10-02