FEMINIZAÇÃO DA POBREZA: A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE COMBATE ÀS DESIGUALDADES E UMA ANÁLISE DA PAUPERIZAÇÃO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • HELEN KARINA LUIZ CALEGARETTI
  • BARBARA DELLA TORRE SPROESSER PUC/SP

Palavras-chave:

Feminização da Pobreza, Igualdade, Pandemia Covid-19, Educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é alertar e instruir a sociedade sobre as desigualdades latentes entre o homem e a mulher. Desigualdades essas mascaradas por um discurso hipócrita que faz muitos acreditarem na plena igualdade de direitos, esquecendo-se dos deveres mútuos. Diferentemente do que se vislumbra, a constatação clara é de que verdadeiramente há uma real desigualdade em inclusive, patamares basilares, o que dificulta ainda mais a vida da mulher moderna, a erroneamente intitulada "œmulher multifunções". O cuidar dos filhos, da casa, do emprego, das responsabilidades inerentes à própria vida, faz com que muitas vezes a mulher não consiga se enxergar. A pandemia do Covid-19 não trouxe apenas consequências durante os anos 2020 e 2021. A realidade mostra que, dentre todos os impactos tristes desse período, a mulher sofreu um empobrecimento muito superior, simplesmente pela sua condição de gênero. E o que se propõe neste artigo é a utilização da educação como instrumento de instrução e condução, desde os tenros anos de vida, para uma solidificação na real igualdade, respeitando e aplicando de maneira eficaz, o que a própria Constituição Federativa do Brasil dispõe expressamente: homens e mulheres são iguais perante à lei.

Biografia do Autor

  • HELEN KARINA LUIZ CALEGARETTI

    Advogada. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Instituto Damásio de Jesus – IBMEC. Especialista em Direito Processual Civil pela PUCSP. Mestranda em Direitos Humanos pela PUCSP. Organizadora e autora de livros jurídicos. Integrante do Grupo de Pesquisa “Capitalismo Humanista†vinculado ao CNPq.

  • BARBARA DELLA TORRE SPROESSER, PUC/SP
    Doutoranda do núcleo de direitos humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em direitos humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em direito militar pelas Faculdades IPPEO, estudante no grupo de pesquisa Capitalismo Humanista, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 2022, advogada. https://orcid.org/0000-0003-3145-9343.

Downloads

Publicado

2022-07-23

Edição

Seção

Artigos