AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA NO DOMÍNIO DE LINGUA ESTRANGEIRA: UMA APLICAÇÃO PROFISSIONAL MEDIADA POR RUBRICA

Autores

  • Aline Vieira Velozo UFPR - IFPR
  • Maria do Carmo Duarte Freitas UFPR

Resumo

Avaliação por competência tem sido muito discutida no mundo todo. No ensino de língua estrangeira, algumas empresas certificadoras de domínio de idiomas já utilizam esse método de avaliação. Uma aplicação desse tipo, mediada por rubrica, foi validada para turmas de Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos em Curitiba, Paranaguá e Foz do Iguaçu. Discute o modelo utilizado no processo de avaliação das competências adquiridas pelos profissionais formados nos cursos de idiomas ofertados pelo programa de qualificação Pronatec Copa Empresa, que prepara profissionais de áreas correlatas ao receptivo turístico brasileiro para a chegada dos turistas que virão para a Copa do Mundo 2014. Com o objetivo de propor um modelo de avaliação de aprendizagem profissional baseada em competência mediada por uma rubrica sobre o domínio de línguas estrangeiras nos cursos, foi feita pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e análise documental, entrevista, observação e aplicação de questionário. Obteve resultados aceitáveis na equivalência dos resultados da aplicação do modelo com os meios tradicionais de avaliação e os dados obtidos por observação e entrevistas, atendendo assim aos objetivos propostos. A qualificação oferecida pelo Pronatec Copa poderá, além de servir para a Copa do Mundo de 2014, promover melhorias à população das cidades-sede, proporcionando melhorias na inclusão social dos beneficiados pelos programas e o modelo de avaliação poderá ser um instrumento de acompanhamento da utilização e do aproveitamento de recursos investidos pelo Governo Federal brasileiro para este propósito.

Biografia do Autor

  • Aline Vieira Velozo, UFPR - IFPR
    Relações Públicas do IFPR, Especialista em Marketing e Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
  • Maria do Carmo Duarte Freitas, UFPR
    Professora da Universidade Federal do Paraná é Engenheira Civil pela Universidade de Fortaleza (1996), Mestre (1999) e Doutora (2003) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (http://dx.doi.org/10.12702/TF-000000001). em 2014, recebeu o 27o. Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013 - Categoria Pesquisadora-Extensionista. Prifessora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (orcid.org/0000-0002-7046-6020). Trabalhou em indústria de manufatura, com projeto arquitetônico residencial/industrial e gerenciamento de obras no Setor da Construção Civil e em consultoria empresarial. Atua na área de Engenharia com Inovação e formação de professores (planejamento, ambientes virtuais e tecnologia da informação. Atua em atividades de pesquisa e extensão nas áreas de inovação tecnológica para desenvolvimento de produtos e serviços de informação, Engenharia do conhecimento e da Informação, Lean Thinking - Lean Office, Educação corporativa e mapeamento de competências (e-Rubrica) , Tecnologias, Produtos e serviços inovadores e Criativos, Gestão da Tecnologia na Educação - pesquisas desenvolvidos no Laboratório de Mídias Digitais. Tecnologia em desenvolvimento visitar www.recif-ufpr.net (F-8658-2014 ResearcherID)

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Publicado

2022-10-10