ESTIMATIVA DE ACERTOS EM TESTE DE PROGRESSO - UMA DAS POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Felipe Colombelli PACCA
  • João Pedro Daher ANBAR
  • Toufic ANBAR NETO
  • Luis Fernando SEGALA
  • Flavio Augusto NAOUM
  • Patricia Maluf CURY

Palavras-chave:

Teste de Progresso, Educação Médica, Medicina, Universidade.

Resumo

Introdução: O teste de progresso é um método muito utilizado para avaliação da evolução de um acadêmico dentro da faculdade e da qualidade de ensino da mesma, porém ainda restam dúvidas se é possível ter um padrão de desenvolvimento concreto entre alunos de semestres distintos e se isso consegue ser quantificado.

Objetivo: Estimar a porcentagem de acertos no Teste de Progresso baseado na etapa que o aluno se encontra em uma faculdade de medicina do estado de São Paulo.

Método: Foi feito uma análise de todos os 12 testes de progresso realizados pela instituição desde sua abertura e foi levado em consideração todas as provas de cada etapa, para assim levantar uma análise estatística da taxa de acertos por aluno em determinado semestre, dos 12 semestre do curso de medicina.

Resultado: Foi observado um aumento progressivo das notas dos acadêmicos ao longo dos semestres, com acentuada queda da média no 9º semestre, além disso os alunos de diferentes etapas adquiriam notas distintas.

Conclusão: O teste de progresso é uma ótima ferramenta de avaliação de desenvolvimento do aluno e da instituição de ensino no geral, porém não tem uma acurácia boa o bastante para servir como padrão-ouro de avaliação, sendo necessários outros métodos de avaliação de metodologia de ensino e desenvolvimento acadêmico para obter resultados mais precisos.

Palavras-chave: Teste de Progresso; Educação Médica; Medicina; Universidade.

ABSTRACT

Introduction: The progress test is a widely used method for evaluating the evolution of an academic within the faculty and the quality of teaching of the same, but there are still doubts if it is possible to have a concrete pattern of development among students from different semesters and if this can be quantified.

Objective: Estimate the percentage of correct answers in the Progress Test based on the stage that the student is in a medical school in the state of São Paulo.

Method: An analysis was made of all 12 progress tests carried out by the institution since its opening and all the tests of each stage were taken into account, in order to carry out a statistical analysis of the success rate per student in a given semester, of the 12 semesters of the course. of medicine.

Result: A progressive increase in academic grades was observed throughout the semester, with a sharp drop in the average in the 9th semester, in addition, students from different stages acquired different grades.

Conclusion: The progress test is a great tool for evaluating the development of the student and the educational institution in general, but it is not accurate enough to serve as the gold standard of evaluation, requiring other methods of evaluation of teaching methodology and academic development to obtain more accurate results.

Keywords: Progress Test; Medical Education; Medicine; University.

 

Biografia do Autor

  • Felipe Colombelli PACCA

    Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela UNESP. Graduado em Pedagogia pela UNESP. Graduado em Filosofia pela Claretiano. Professor do curso de Medicina e coordenador de avaliação na FACERES. Professor do curso de Pós-graduação lato sensu e coordenador pedagógico nas áreas de projeto, educação e inovação do Centro Universitário SENAC. E-mail: [email protected]

  • João Pedro Daher ANBAR

    Graduando em Medicina pela Faculdade Ceres – FACERES, em São José do Rio Preto/SP. E-mail: [email protected]

     

  • Toufic ANBAR NETO

    Mestre em Ciências da Saúde e graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto -FAMERP. Residência em Cirurgia Geral pela Funfarme. Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). Especialista em Videocirurgia pela Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL) e Auditoria Médica pela Universidade Gama Filho. Diretor da Faculdade Ceres de Medicina – FACERES, em São José do Rio Preto/SP. E-mail: [email protected]

  • Luis Fernando SEGALA
    Doutor em Genética, Mestre em Matemática Aplicada (Estatística) e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professor de Bioestatística do curso de medicina da Faculdade Ceres -FACERES, em São José do Rio Preto. E-mail: [email protected]
  • Flavio Augusto NAOUM

    Pós-doutor em hemoglobinopatias pelo North Middlesex University Hospital e Royal London Hospital, Inglaterra. Doutor em Medicina Interna pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Mestre em Medicina na área de Hematologia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília e Residência Médica em hematologia e hemoterapia pela Santa Casa de São Paulo. Professor do curso de medicina da Faculdade Ceres – FACERES, em São José do Rio Preto/SP. E-mail: [email protected]

  • Patricia Maluf CURY

    Doutora, graduada e livre docente em Medicina pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do curso de medicina da Faculdade Ceres -FACERES, em São José do Rio Preto/SP. Presidente do Comitê de graduação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. E-mail: [email protected]

     

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Publicado

2022-10-24

Edição

Seção

Artigos