PARTO DA VIOLÊNCIA: OS LIMITES ENTRE A CONDUTA MÉDICA NECESSÁRIA E A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

Autores

  • Fernanda Moreira Hudson NASCIMENTO
  • Caio Augusto de Souza LARA

Resumo

RESUMO

O tema-problema da pesquisa que se desenvolve é a violência obstétrica sofrida pelas mulheres no Brasil, muitas vezes camuflada pela liberdade médica para fazer o possível para salvar uma vida. Segundo o portal "œAs faces da violência obstétrica", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, "œo termo violência obstétrica se refere aos diversos tipos de agressão a mulheres gestantes, seja no pré-natal, no parto ou pós-parto, e no atendimento de casos de abortamento". As agressões podem ser físicas, verbais, ou até mesmo a simples recusa ao atendimento. [...]

Biografia do Autor

  • Fernanda Moreira Hudson NASCIMENTO

    Graduanda em Direito, modalidade integral, pela Escola Superior Dom Helder Câmara de Belo Horizonte – MG. E-mail: [email protected].

  • Caio Augusto de Souza LARA
    Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor da Escola Superior Dom Helder Câmara. Pesquisador associado ao Programa RECAJ-UFMG - Acesso à Justiça e Solução de Conflitos. Secretário de Comunicação do Conselho Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Direito – CONPEDI. Belo Horizonte-MG. E-mail: [email protected].

Downloads

Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Artigos