TRANSFEMINICIDIO: O ASSINATO DE MULHERES TRANS NO BRASIL

Autores

  • Luísa Fonseca Lemos MAGALHÃES
  • Caio Augusto de Souza LARA

Resumo

RESUMO

O tema-problema da pesquisa que se pretende desenvolver é o assassinato das mulheres transexuais e travestis no Brasil. O transfeminicidio é uma manifestação desse preconceito e ódio tendo como consequência a morte dessas mulheres. De acordo com a doutora em Sociologia, professora da UnB e pós-doutora pela CUNY/EUA Berenice Bento (2014), "œo transfeminicídio se caracteriza como uma política disseminada, internacional e sistemática de eliminação da população trans no Brasil, motivada pelo ódio e nojo". E mesmo com as inúmeras mortes no Brasil não há nem uma fonte institucional com esses dados, o que há é o acompanhamento de algumas ONGs de ativistas que acompanham matérias jornalísticas sobre a morte dessas pessoas. Bento, ainda sobre o assunto, ressalta que as pessoas trans passam por dificuldades para serem reconhecidas desde a infância até a morte. [...]

PALAVRAS-CHAVE: Transgêneros; Assassinato; Violência; Preconceito.

Biografia do Autor

  • Luísa Fonseca Lemos MAGALHÃES
    Graduanda em Direito, modalidade integral, pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Belo Horizonte- MG. E-mail: [email protected].
  • Caio Augusto de Souza LARA
    Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor da Escola Superior Dom Helder Câmara. Pesquisador Associado ao Programa RECAJ-UFMG - Acesso à Justiça e Solução de Conflitos. Secretário de Comunicação do Conselho Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Direito – CONPEDI. Belo Horizonte-MG. E-mail: [email protected].

Downloads

Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Artigos