A MORDAÇA DO CONSERVADORISMO: VIOLAÇÃO DE DIREITOS E EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL

Autores

  • Vincius Gurgel ARAÚJO
  • Caio Augusto Souza LARA

Resumo

RESUMO       

O tema-problema da pesquisa que se pretende desenvolver é como o conservadorismo impede que a educação sexual seja aplicada de maneira efetiva no Brasil e as violações de direitos decorrentes deste fenômeno. O problema objeto da investigação científica proposta é: por que a educação sexual de crianças e adolescentes se mostra necessária mesmo com a oposição dos setores conservadores da sociedade? A partir das reflexões preliminares sobre o tema, é possível afirmar inicialmente que os setores conservadores da população brasileira dificultam a educação sexual dentro do ambiente escolar, criticando o seu ensino e defendendo que a responsabilidade seja transferida aos familiares do indivíduo.

PALAVRA-CHAVE: Educação sexual; conservadorismo; abuso sexual; Direito Constitucional; Direitos Sociais.

Biografia do Autor

  • Vincius Gurgel ARAÚJO
    Graduando em Direito, modalidade integral, pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Belo Horizonte – MG. E-mail: [email protected]
  • Caio Augusto Souza LARA
    Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor da Escola Superior Dom Helder Câmara. Pesquisador associado ao Programa RECAJ-UFMG - Acesso à Justiça e Solução de Conflitos. Secretário de Comunicação do Conselho Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Direito – CONPEDI. Belo Horizonte-MG. E-mail: [email protected].

Downloads

Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

Artigos