ASSÉDIO MORAL INTERPESSOAL E ORGANIZACIONAL: ALCANCES E LIMITES DOS PROGRAMAS DE COMPLIANCE

Autores

  • Erick Alan de LIMA
  • José Edmilson de Souza LIMA

Resumo

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo a verificação, inicialmente, das modalidades do assédio moral interpessoal, visualizando as suas principais modalidades, condutas que caracterizam o assédio e suas consequências no ambiente de trabalho e da própria empresa. O modo de gestão das empresas também faz parte desta investigação, verificando que ela possui grande influência no cotidiano laboral dos empregados, os efeitos danosos do modo de gestão empregado decorrem no momento em que os valores éticos são afastados, buscando-se apenas a produtividade e a lucratividade exacerbada, produzindo condutas nos trabalhadores que possibilitam a instauração do assédio moral organizacional. No ano de 2013, o Ministério Público do Trabalho recebeu cerca de três mil denúncias de assédio moral organizacional, sendo que trinta por cento decorreram no setor bancário, segundo a FETEC-PR1, no ano de 2018 o assédio moral organizacional no setor bancário ainda persiste, concretizando-se, especialmente, através da instituição de metas a serem realizadas pelos empregados. 

Biografia do Autor

  • Erick Alan de LIMA
    Mestre em Direito Empresarial e Cidadania (Atividade empresarial e Constituição: inclusão e sustentabilidade) - UNICURITIBA.
  • José Edmilson de Souza LIMA
    Docente do Mestrado em Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2019-04-03

Edição

Seção

Artigos