APORTES PARA UM DIREITO PENAL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Ana Cristina Lemos ROQUE UNIVEM
  • Giovanna Rossetto Magaroto CAYRES UNIVEM
  • Ilton Garcia da COSTA UENP

Resumo

OBJETIVOS DO TRABALHO

O objetivo traçado é refletir sobre a importância para os operadores do direito, principalmente, no âmbito do direito penal, da aplicabilidade da derrotabilidade, sua influência em nosso ordenamento jurídico e a relevância do tema frente às colisões de princípios. A presente pesquisa aborda a teoria da derrotabilidade das normas jurídicas e a interpretação das normas em conformidade com o texto constitucional, possibilitando a concretização dos direitos fundamentais por meio da derrotabilidade. O direito penal, em nosso Estado Democrático de Direito é um dos ramos do direito com maior capacidade de lesar os direitos fundamentais, tendo em vista a aplicação de penas restritivas ao direito de liberdade, assim, a derrotabilidade será inserida justamente nesse contexto, na busca de um direto penal mínimo, onde os direitos fundamentais irão suplantar leis penais obsoletas, sem qualquer efetividade, ou ainda aquelas penas desproporcionais em relação aos crimes cometidos.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Lemos ROQUE, UNIVEM
    Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado do Centro Universitário “Eurípides, Soares da Rocha" de Marília/SP - UNIVEM.
  • Giovanna Rossetto Magaroto CAYRES, UNIVEM
    Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado do Centro Universitário “Eurípides, Soares da Rocha" de Marília/SP - UNIVEM.
  • Ilton Garcia da COSTA, UENP
    Doutor em Direito. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Edição

Seção

Artigos