SURDEZ E AS LEIS QUE O CERCAM

Autores

  • Joice Pires Pereira ARRAIS Universidad San Lorenzo em convênio com a IPPAS

Resumo

RESUMO

Este trabalho busca suscitar o desenvolvimento da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no Brasil, procurando mostrar a história da língua de sinais e, consequentemente, a do surdo. O trabalho foca a língua de sinais (LIBRAS) e as leis que o cercam. Os indivíduos surdos estão sociedade há séculos, entretanto, sua história foi sempre repleta de dificuldades, da proibição até a legitimação da língua de sinais no Brasil. Este estudo apresenta um breve relato histórico da trajetória dos indivíduos surdos na superação dessas dificuldades, evidenciando que, com os passar do tempo, estes indivíduos vão vencendo as dificuldades que se apresentam com muito esforço e luta.

PALAVRAS-CHAVE: Surdez; leis; inclusão; intérprete de libras.

 

ABSTRACT

This work seeks to promote the development of LIBRAS (Brazilian Sign Language) in Brazil, seeking to show the history of sign langua the deaf. Deaf Brazilian The work focuses on sign language (LIBRAS) and the law. Deaf people are in society for ages, but their history was always full of difficulties, since the prohibition of sigh language in Brazil to its recognition as an official language. This study presents a brief historical report about the deaf people history in order to overcome the hardships presented due to their condition, highlighting that, as time passes, these individuals have made great efforts to master such difficulties. 

KEYWORDS: Deafness; laws; inclusion; Libras Interpreter.

Biografia do Autor

  • Joice Pires Pereira ARRAIS, Universidad San Lorenzo em convênio com a IPPAS

    Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad San Lorenzo em convênio com a IPPAS (Início em 2016). Pós-Graduada em Educação Especial com Ênfase em Inclusão pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (2011). Pós-graduada em Libras Tradução e Interpretação pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco em convênio com o Instituto Dimensão (2008). Graduada em Letras - Português/Inglês pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - Cesumar (2007).

    Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad San Lorenzo em convênio com a IPPAS (Início em 2016). Pós-Graduada em Educação Especial com Ênfase em Inclusão pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (2011). Pós-graduada em Libras Tradução e Interpretação pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco em convênio com o Instituto Dimensão (2008). Graduada em Letras - Português/Inglês pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - Cesumar (2007).

Downloads

Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Artigos