A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COMO MÉTODO MAIS ADEQUADO PARA O TRATAMENTOS DOS DISSENSOS E A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DOS SUJEITOS

Autores

  • Luciana Aboim Machado Gonçalves da SILVA Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Alex Moura do NASCIMENTO Universidade Federal de Sergipe - UFS

Resumo

OBJETIVOS DO TRABALHO

A mediação de conflitos revela-se na atualidade como uma ferramenta indispensável ao efetivo acesso a justiça, considerando o papel essencial da comunicação facilitada no tratamento do dissenso. Diante disto, o presente trabalho objetiva analisar o fenômeno de conflito sob a perspectiva positiva, como também o papel das técnicas de mediação como ferramentas capazes de promover a emancipação dos sujeitos quanto à resolução dos seus conflitos, destacando-se a técnica denominada constelação familiar, utilizada pioneiramente nos tribunais pátrios.

Biografia do Autor

  • Luciana Aboim Machado Gonçalves da SILVA, Universidade Federal de Sergipe - UFS
    Pós-doutora em Direito pela Universidade Federal da Bahia e pela Università Degli Studi G. dAnnunzio (Italia). Doutora em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito do Trabalho, Especialista em Direito do Trabalho e em Direito Processual Civil, todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada da graduação em Direito e do Programa de PósGraduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe.
  • Alex Moura do NASCIMENTO, Universidade Federal de Sergipe - UFS
    Graduando em Direito na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Downloads

Edição

Seção

Artigos