O DANO EXISTENCIAL DECORRENTE DA DELINQUENCIA PATRONAL

Autores

  • André Leonardo JABONISKI Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Ana Paula PAVELSKI Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Resumo

RESUMO

A presente pesquisa objetiva analisar a relação entre o existencialismo, especialmente a partir do pensamento de Jean-Paul Sartre, e a delinquência do capital em impedir o desenvolvimento das capacidades do homem que trabalha, com o sequestro da subjetividade e a destruição dos ambientes coletivos de deliberação, bem como apontar uma possibilidade de configuração do dano ainda antes da submissão do indivíduo às relações de subordinação, dado que a produção teórica e midiática, por si só, tem o poder de influenciar negativamente o desenvolvimento do ser-para-si-para-outro.

Palavras-chave: Existencialismo; Direitos Humanos; Direito Fundamental ao Trabalho; Dano Existencial.

 

RESUMEN

Esta investigación tiene como objetivo examinar la relación entre el existencialismo, sobre todo desde el pensamiento de Jean-Paul Sartre, y el crimen de la capital en la prevención del desarrollo de las capacidades del hombre que trabaja con el secuestro de la subjetividad y la destrucción de ambientes colectivos resolución, así como punto de salida la posibilidad de establecer el daño, incluso antes de la presentación de la persona a las relaciones de información, como la producción teórica y medios de comunicación, solo, tiene el poder de poner en peligro el desarrollo del ser-para-sí-a-otro.

Palabras clave: El existencialismo; Derechos Humanos; Derecho fundamental al trabajo; Daño existencial.

 

Biografia do Autor

  • André Leonardo JABONISKI, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    Graduado em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL, pós-graduado em Direito e Processo Civil pela UNICURITIBA e mestrando em Direitos Fundamentais e Democracia pela UNIBRASIL. Advogado trabalhista e assessor jurídico de diversas entidades sindicais.

  • Ana Paula PAVELSKI, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
    Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba – Faculdades Integradas Curitiba. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelas Faculdades Integradas Curitiba. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Professora da graduação do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA e coordenadora da Especialização em Direito e Processo do Trabalho no Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Professora de cursos preparatórios para Exame de Ordem (OAB) e concursos. Professora da Escola da Magistratura do TRT 9ª Região. Advogada trabalhista, sócia no escritório Zornig & Andrade Advogados Associados.

Downloads

Edição

Seção

Artigos