O CONSUMO DE PRODUTOS FALSIFICADOS EM DIFERENTES ESTRATOS SOCIAIS

Autores

  • Douglas Henrique NOVELLI Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Issak Newton SOARES Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Resumo

RESUMO

A pesquisa objetiva elucidar os principais aspectos que permeiam a aquisição de produtos falsificados por consumidores pertencentes a estratos sociais de alta renda, assim como quais destes se assemelham e quais se distinguem em relação as práticas de consumo de produtos falsificados na classe baixa. A metodologia se baseou em um método quantitativo, sendo entrevistadas 333 pessoas da cidade de Curitiba. Os entrevistados foram divididos em quatro grupos de acordo com suas faixas de renda mensais. As perguntas buscaram mapear a frequência com que os consumidores de diferentes estratos adquirem determinadas categorias de produtos não-originais, os motivos pelos quais é feita a opção pela aquisição de falsificações em detrimento dos produtos originais, as crenças que cada estrato possuí em relação ao mercado das falsificações e os receios existentes nos consumidores ao adquirir produtos não-originais.

Palavras-chave: Falsificação; Estratos Sociais; Consumo.

 

ABSTRACT

The research aims to clarify the main aspects that permeate the acquisition of faked products by consumers belonging to high-income social class, as well as which of these are similar and which are distinguished in relation to faked products consumer practices in the lower class. The methodology was based on a quantitative method, being interviewed 333 people in the city of Curitiba. Respondents were divided into four groups according to their monthly income ranges. The questions sought to map out how often consumers of different strata acquire certain categories of non-original products, the reasons which made the choice of purchasing falsified expense of original products, the beliefs that each stratum possess relative to the market of forgery and existing fears among consumers when purchasing non-original products.

Keywords: Falsification; Social class; Consumption.

Biografia do Autor

  • Douglas Henrique NOVELLI, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    Acadêmico do curso de Relações Internacionais no Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA

     

  • Issak Newton SOARES, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

    Mestre em Administração.

    Professor no Centro Universitário Curitiba - Professor do UNICURITIBA

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