LIDERANÇA NÃO PRESENCIAL

Autores

  • Maria Fernanda MACHADO Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Emanuelle Araújo MENDES Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Resumo

Devido às novas tecnologias está sendo incorporado um novo conceito nas práticas de trabalho no cotidiano das organizações. As organizações eram vistas como entidades geográficas e agora cada vez mais serão entendidas como um espaço em rede. Atualmente muitas empresas adotaram o tele trabalho/home office seja para economizar custos com  infraestrutura  e/ou para aumentar a qualidade de vida dos seus funcionários. Tais mudanças nos ambientes empresariais pedem que haja mudanças na postura dos líderes. Neste novo cenário o papel do líder assume uma importância cada vez maior, constituindo-se em um diferencial competitivo no mercado.O  estilo  de  liderança,  definido  pelas  características  do  líder,  interfere  no  desempenho  dos liderados assim como no sucesso da organização.O  presente  estudo  propõe-se  mapear  padrões  de  comportamentos  da  liderança  de  equipes virtuais de empresas do ramo de Tecnologia da Informação em Curitiba utilizando como base teórica os 3 estilos de Liderança definidos por White e Lippit ( 1939): Autoritário, Democrático e Liberal. A partir deste estudo buscam-se respostas para as seguintes perguntas: Qual estilo de liderança  é  mais  assertivo  para  equipes  gerenciadas  a  distância?  As  ferramentas  de  gestão existentes atendem esse novo cenário?

Downloads

Edição

Seção

Artigos