FILMES DE ANIMAÇÃO: MODELAGEM INFORMACIONAL PARA RECUPERAÇÃO E USO NAS PRÁTICAS DIDÁTICAS

Autores

  • Lívia Regina Nogueira dos SANTOS Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
  • Maria do Carmo Duarte FREITAS Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Mauro José BELLI Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

RESUMO:  

Trata da elaboração de um modelo de indexação para o processamento informacional de filmes  de  animação, oferecendo subsídios para a o uso da animação em sala de aula como recurso informacional, a proposta é estabelecer um esquema de metadados que proporcione a recuperação  do filme adequado  baseado no seu conteúdo e nos conceitos aplicáveis.  A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo informacional de filmes de animação e no estudo empírico da sua utilização em sala de aula por professores especialistas. Como proposta preliminar, apresenta a aplicabilidade das modalidades de metadados propostos em um filme de animação. Ficando sua implementação em meio digital e aplicação de uma metodologia de ontologia e oferta em redes colaborativas via internet.

Palavras-chave: Filmes de animação. Documento áudio-visual. Recuperação de informação. Recurso Informacional. Metadados. Filmes em sala de aula.

ABSTRACT:  

This is the index for the informational processing model of animated films, offering subsidies for use of animation in the classroom as an informational resource. The proposal is to
establish a metadata schema, which provides the recovery of suitable film based on its content and concepts applicable. Research based on the analysis of the informational content of
animated films and empirical study of its use in the classroom by specialist teachers. Shows the applicability of the proposed methods of metadata in the animated film. Its implementation in digital media and application of a methodology for ontology and offer in collaborative networks.

Keywords:  Animated films. Document audio-visual. Information retrieval. Informational resource. Metadata. Movies in the classroom.

Biografia do Autor

  • Lívia Regina Nogueira dos SANTOS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
    Gestora de Informação, Pesquisadora DTI-C CNPq
  • Maria do Carmo Duarte FREITAS, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    PPGCGI/PPGEP, Pesquisadora DTI-B CNPq
  • Mauro José BELLI, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Departamento de Ciências e Gestão da Informação

Downloads

Edição

Seção

Artigos