CARACTERÍSTICAS DE UM AMBIENTE COMERCIAL DE SUCESSO PELO OLHAR DO DESIGN EMOCIONAL

Autores

  • Talissa Naiara SCARPIN Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
  • Ana Leocadia de Souza Brum Donikian GOUVEIA Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA

Resumo

RESUMO:

O presente artigo apresenta uma revisão da literatura, que visa apresentar conceitos pautados nos assuntos de design e design emocional, aplicado às práticas projetuais em ambientes comerciais. O objetivo do estudo reflete sobre a importância da utilização dos apelos emocionais sobre os aspectos físicos de um espaço, a fim de gerar uma relação emocional entre os dois polos de consumo: empresa/cliente. A diferenciação das empresas através de estratégias com apelo emocional em projetos de interiores, tem se destacado no atual mercado competitivo que comporta consumidores exigentes e que buscam intensamente viver experiências de compra.

Palavras-chaves: design; design emocional; ambientes comerciais; estratégias; experiências.

 

ABSTRACT:

The current article presents a theoretical review of literature, which aims to introduce concepts guided in matters of design and emotional design, applied to projects practices in bussiness environments. The objective of this study reflects on the importance of using emotional appeals on physical aspects of a room, in order to create an emotional relationship between the two poles of consumption: the company and the client. Differentiation of companies using strategies with emotional appeal in interior design, has stood out in today's competitive market, which involves demanding consumers seeking strongly for shopping experiences.

keywords: design; emotional design; business environment; strategie; experience.

Biografia do Autor

  • Talissa Naiara SCARPIN, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
    Graduação em Design de Interiores pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba (2011). MBA em Business Design no Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, em andamento. Atualmente é consultora na área de design de interiores no segmento de móveis planejados.
  • Ana Leocadia de Souza Brum Donikian GOUVEIA, Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA
    Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), especialização em Engenharia de Produto e Design e Metodologia no ensino superior, mestre em Desenvolvimento e Organizações pela FAE.  Atualmente é diretora técnica no Centro Brasil Design, coordenadora geral do portal DesignBrasil.org.br. Foi delegada representante do design no CNPC/Ministério da Cultura. É coordenadora e professora universitária no Centro Universitário Unicuritiba, também professora de cursos de especialização em Business Design com as cadeiras de Políticas Públicas em Design e Cenários do Design.

Downloads

Edição

Seção

Artigos