Considerações sobre alfabetização e letramento: analisando os dados do INAF

Autores

  • Vanessa Caroline MEZZARI Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Maria do Carmo Duarte FREITAS Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Egon Walter WILDAUER Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Guilherme Parreira da SILVA Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

RESUMO:

Conceitua e discute o processo de alfabetização e letramento no Brasil, debatendo os termos utilizados como: analfabetismo, alfabetismo funcional, letramento, nível rudimentar, nível básico, nível pleno e alfabetização. Equipara estas expressões, que possuem conceitos análogos, para compreender o contexto de letramento e alfabetização. Correlaciona o nível de alfabetismo (de acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional - Inaf) com variáveis que sugerem contextos de letramento a fim de identificar quais variáveis exercem maior influência no letramento. Identifica os índices de acordo com o Coeficiente de Correlação Posto-Ordem de Spearman e também com o Coeficiente de Contingência C para verificar a existência de correlação entre as variáveis. Conclui que, mesmo de forma moderada, o nível de alfabetismo do indivíduo está associado à ampliação de situações de convívio social que envolvem a leitura e a escrita, ou seja, ao contexto de letramento. Os resultados apresentados nos coeficientes de Spearman e de Contingência C são significativos, com exceção da variável sexo, apontando que existe associação entre as demais variáveis.

Palavras-chave: Alfabetização; letramento; associação; estatísticas.

ABSTRACT:

Conceptualizes and discuss the process of beginning literacy and literacy in Brazil, debating the terms used like: illiteracy, functional literacy, literacy, rudimentary level, basic level, full level and beginning literacy. Equates these expressions, which have analogous concepts, to understand the context of literacy and beginning literacy. Correlates the level of literacy (according to the Functional Literacy Indicator - Inaf) with variables that suggest literacy contexts to identify which variables most influence on literacy. Identifies the indexes according to the Spearman"™s Rank-Order correlation coefficient and also with the Contingency Coefficient C to verify the correlation between variables. Concludes, that even moderately, the level of literacy of the individual is associated with the expansion of social contact situations that involve reading and writing, in other words, to the context of literacy. The results presented in Spearman"™s and Contingency C coefficients are significant, with the exception of gender, noting that there is an association between the other variables.

Keywords: Beginning Literacy, literacy; association; statistics.

 

Biografia do Autor

  • Vanessa Caroline MEZZARI, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná e barachel em Administração pela Unioeste - Universidade Estadual do Paraná

  • Maria do Carmo Duarte FREITAS, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Professora Doutora Engenheira do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Egon Walter WILDAUER, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Guilherme Parreira da SILVA, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Graduando de Estatística da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Downloads

Edição

Seção

Artigos