O desenvolvimento de estratégias para evitar riscos, obter ouro e tornar a concorrência irrelevante - O caso da "œAzul".

Autores

  • Carlos Alberto Miguez de Senna MOTTA Pontifícia Universidade Federal do Paraná - PUCPR.
  • Omar Daniel MARTINS NETTO Pontifícia Universidade Federal do Paraná - PUCPR.
  • Ricardo José CARNEIRO Pontifícia Universidade Federal do Paraná - PUCPR.

Resumo

RESUMO
O objetivo deste estudo é comparar as estratégias do enfrentamento do risco de demanda
utilizado pelas empresas americanas  "œlow cost/low fare" com o posicionamento e a estratégia da Azul, a mais recente  Companhia  do gênero criada no Brasil  e  co-ligada à
Americana Jet Blue. A presente analise está voltada para o entendimento das condições que influenciam de maneira mais destacada  o planejamento estratégico  das empresas para a detecção de oportunidades de alto retorno, compatíveis com suas competências, em ambientes de risco  elevado.  Serão abordados  os conceitos do risco como chave para uma estratégia competitiva e o papel da incerteza na definição e implantação do planejamento estratégico. Na continuidade  serão apresentadas,  em resumo,  as principais  características das empresas de aviação "œlow cost/low fare" estadunidenses. 

Palavras chaves:  Empresas Aéreas,  low cost/low fare, risco, objetivos amplos, objetivos centrais.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Miguez de Senna MOTTA, Pontifícia Universidade Federal do Paraná - PUCPR.

    Sem biografia.

  • Omar Daniel MARTINS NETTO, Pontifícia Universidade Federal do Paraná - PUCPR.

    Sem biografia.

  • Ricardo José CARNEIRO, Pontifícia Universidade Federal do Paraná - PUCPR.

    Sem biografia.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos