Moralidade e civismo nas histórias em quadrinhos: o controle governamental
DOI:
https://doi.org/10.19177/memorare.v7e1202081-98Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Governo Militar, Educação Moral e CívicaResumo
O presente artigo tem por objetivo demonstrar como eram vistas a moralidade e o civismo pelos governos militares brasileiro. Uma disciplina foi instituída como obrigatória em todos os níveis da educação formal e uma instituição foi criada para conferir controle e legitimidade aos interesses do governo quanto à educação. Desse modo, o indivíduo deveria ser formado com ideias de civismo e moralidade apresentados pelos materiais pedagógicos aprovados pelo órgão do governo. A metodologia a ser utilizada para elaboração do artigo foi a análise de Histórias em Quadrinhos (HQ). Confere-se, com isso, a importância dada pela instituição governamental às HQ como instrumento didático importante e de uso nas escolas. Conclui-se que as HQs analisadas, aprovadas e utilizadas como de caráter moral e cívico nas escolas, eram principalmente de caráter histórico, conferindo à história do Brasil uma visão eurocêntrica e positivista, ideal maior deDownloads
Publicado
01-05-2020
Edição
Seção
Artigos Dossiê